O Projeto

O projeto Memória e Movimentos Sociais tem como missão contribuir para o resgate da memória dos movimentos sociais contemporâneos e  ser  uma  fonte de História Pública dos  movimentos sociais brasileiros, especialmente os movimentos feministas.

As fotografias, de cunho etnográfico e jornalístico, de autoria da fotógrafa Claudia Ferreira, fazem parte de um acervo de aproximadamente 50 mil imagens e estão disponíveis no sítio www.memoriaemovimentossociais.com.br, acompanhadas de legendas informativas, para consulta e, mediante autorização, cessão gratuita para estudantes, pesquisadores, centros de estudos e pesquisa e organizações dos movimentos sociais.

O site disponibiliza  também as  publicações do CACES, textos e links referentes aos movimentos sociais; e o acervo iconográfico do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, no período entre 1985 e 2009, composto por fotografias e cartazes dos movimentos de mulheres e da história do CNDM.

Os usuários e usuárias  são convidados(as) a contribuir acrescentando informações às legendas ou identificando pessoas constantes das fotos. Essas contribuições proporcionarão a ampliação da base de dados sobre a História Contemporânea dos movimentos sociais no Brasil e sobre seus/suas protagonistas.

O projeto, coordenado pelo CACES - Centro de Atividades Culturais, Econômicas e Sociais, contou  com apoio  da  Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM, do Institute of International Education  e tem  o apoio institucional do Laboratório de História Oral e Imagem - LABHOI, da Universidade Federal Fluminense – UFF  e  do Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

O Projeto Memória e Movimentos Sociais recebeu, em 2013, o prêmio "Memórias Brasileiras" conferido pelo Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura.

Português, Brasil